segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Medo

é uma sensação que me custa definir. para mim, existem pelo menos dois tipos de medo.
aquele do momento em que levamos um susto, o coração parece deixar de bater, deixamos de respirar e depois, ufa, já passou . esse ocorre, por exemplo, quando vemos um animal que sentimos superior a nós e que nos faz ficar estabilizados, até passar e não nos ligar nenhuma, ai percebemos o quão pouco importante somos e o quanto o julgamos ser.
tem outro tipo de medo, que chega, e não se deixa definir, se instala aos poucos e me deixa ansiosa, e depois percebo "isto é medo". este, é o que mais me assusta, porque permanece mais tempo e me deixa com aquela sensação de sufoco de não querer estar em lado nenhum, de não ter vontade de falar com ninguém, de não querer pensar na fonte desse medo, porque doí muito, porque custa muito, porque não depende de mim.
a forma de controlar o primeiro medo é pensar no quão estúpido é esse sentimento de inferioridade face a outro ser ou a uma situação, e nesse caso, a tranquilidade pode ser atingida com o tempo. a maneira de controlar o segundo é para mim mais remota, mais inalcançavél, e por enquanto, continua a ser difícil de alcançar.
acrescento ainda, que, para mim, o medo é das sensações mais espinhosa de transpor, porque, em quase todas as situações, ainda me paralisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário